top of page
Buscar
  • Foto do escritorCeort Taubaté

Síndrome de D'Quervain

Atualizado: 30 de ago. de 2022

Muito frequente nas gestantes e lactantes a síndrome de D’Quervain às vezes também é carinhosamente chamada de punho das mamães! 🤱🏼


No entanto essa patologia não é exclusiva desse grupo, sendo bastante frequente também no restante da população!


A síndrome de D'Quervain ocorre no primeiro compartimento extensor, próximo à base do polegar (dedão). De modo bem parecido com o que ocorre no dedo em gatilho, o tendão inflamado aumenta de volume e passa a apresentar um atrito anormal no túnel desse compartimento, causando dor.


Esse fato é mais comum em mulheres pós menopausa, gestantes e mulheres que amamentam devido a um aumento da retenção de líquidos no corpo causada pela alteração hormonal, favorecendo o inchaço dos tendões.


O diagnóstico é feito basicamente com a história e o exame físico no consultório. A dor típica referida pelos pacientes se localiza na região lateral do punho e piora com movimentos de lateralização e movimentos do polegar.


Muitas vezes também pode ser encontrado um inchaço nessa região causado pela inflamação. Em casos duvidosos podemos realizar um ultrassom para confirmar a doença.


O tratamento inicial pode ser feito com uma infiltração de medicamentos dentro do compartimento visando diminuir a inflamação, porém em casos avançados ou que não respondem à infiltração a liberação cirúrgica do compartimento está indicada.


Nas gestantes e lactantes espera-se uma melhora em algumas semanas, pois as alterações hormonais da gestação irão voltar ao padrão normal, melhorando os sintomas.


Dr. Rafael


634 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

12 3624 1313 | 12 3624 2600

bottom of page