Buscar
  • Ceort Taubaté

Síndrome de D'Quervain

Muito frequente nas gestantes e lactantes a síndrome de D’Quervain às vezes também é carinhosamente chamada de punho das mamães! 🤱🏼


No entanto essa patologia não é exclusiva desse grupo, sendo bastante frequente também no restante da população!


A síndrome de D'Quervain ocorre no primeiro compartimento extensor, próximo à base do polegar (dedão). De modo bem parecido com o que ocorre no dedo em gatilho, o tendão inflamado aumenta de volume e passa a apresentar um atrito anormal no túnel desse compartimento, causando dor.


Esse fato é mais comum em mulheres pós menopausa, gestantes e mulheres que amamentam devido a um aumento da retenção de líquidos no corpo causada pela alteração hormonal, favorecendo o inchaço dos tendões.


O diagnóstico é feito basicamente com a história e o exame físico no consultório. A dor típica referida pelos pacientes se localiza na região lateral do punho e piora com movimentos de lateralização e movimentos do polegar.


Muitas vezes também pode ser encontrado um inchaço nessa região causado pela inflamação. Em casos duvidosos podemos realizar um ultrassom para confirmar a doença.


O tratamento inicial pode ser feito com uma infiltração de medicamentos dentro do compartimento visando diminuir a inflamação, porém em casos avançados ou que não respondem à infiltração a liberação cirúrgica do compartimento está indicada.


Nas gestantes e lactantes espera-se uma melhora em algumas semanas, pois as alterações hormonais da gestação irão voltar ao padrão normal, melhorando os sintomas.


Dr. Rafael


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo